Definição

 
“Hipnose é um estado alterado de consciência, ou é um estado de consciência no qual o conhecimento que você adquiriu durante toda sua vida e que você usa automaticamente torna-se, de repente, disponível.”

Milton Erickson


“Hipnose é um estado temporário de atenção modificada que se caracteriza por uma sugestionabilidade aumentada.”

Abrahan Mason


“Hipnose abrange qualquer procedimento que venha causar, por meio de sugestões, mudanças no estado físico e mental, podendo produzir alterações na percepção, nas sensações, no comportamento, nos sentimentos, nos pensamentos e na memória.”

Sociedade Brasileira de Hipnose


“Hipnose é um estreitamento de consciência, geralmente provocado artificialmente, que se parece com o sono, porém dele se distingue fisiologicamente.”

Antônio Carlos de Moraes Passos


Toda hipnose é uma auto-hipnose, ou seja, é o próprio paciente que permite que a mesma aconteça e ele detém o controle todo o tempo que passa em transe. Não se pode obrigar o hipnotizado a fazer o que não quer ou o que fira seus princípios morais e mesmo revelar segredos de seu passado.



HIPNOLOGIA - Estudo da natureza da Hipnose e investigação científica de seus fenômenos e repercussões.

HIPNOTERAPIA - Terapia feita através da Hipnose.

HIPNOTISTA - Profissional que pratica a Hipnose.

Hipnodontista - Hipnose realizada por Cirurgião-Dentista

DEHIPNOTIZAR - Ato de retirar o paciente do transe hipnótico.

  
Consciente

Relaciona-se com o hemisfério cerebral esquerdo. É o estado normalmente encontrado quando o indivíduo não está dormindo. Caracteriza-se eletroencefalograficamente por determinadas ondas peculiares ao estado de vigília.

Subconsciente

Relaciona-se com o hemisfério cerebral direito. O acesso a ele se faz através de estados alterados de consciência, que é a hipnose ou através de sonhos. Eletroencefalograficamente é diferente do estado de vigília e do sono.

Inconsciente

Como o próprio nome diz, é a ausência da consciência (por exemplo, o estado de coma).