HIPNOSE?


Definição
     “resposta bio-elétrica de tipo inibitório a estímulos sensoriais feitos com determinada técnica, resultando em fenômenos fisiológicos especiais e disposições psicológicas excepcionais, incidindo, principalmente, no estado de consciência e a partir da função afetivo-emocional”.(Callile Jr.-1961)
...
    Condição cerebral que permite acessar as sensações e emoções de forma rápida e eficiente, através da alteração da consciência (Edy Maria/2003).

A Hipnose sempre fascinou o ser humano, principalmente, pelo aspecto misterioso que assumiu junto as interpretações das mentes humanas.
Desde os primórdios da humanidade, ela tem passado por momentos de alto e baixo interesse no contexto dos estudos e pesquisas científicas.
Do charlatanismo, aos shows, apresentações na Tv e finalmente dentro dos consultórios, tem a hipnose percorrido um longo caminho até os dias presentes.
Mas afinal, o que é a hipnose? Eu diria que nada e tudo!
A hipnose é nada mais nada menos do que aquilo que não é hipnose!
Na realidade vivemos em dois estados: ou estamos em hipnose ou não estamos em hipnose.
Tudo é hipnose e nada é hipnose. Hipnose é meramente um estado de atenção focada, onde nosso foco encontra-se voltado para um único ponto como se nada mais existisse.
O que vocês diriam de alguém assistindo a um jogo de futebol do seu time favorito. Ou assistindo um capítulo de novela na televisão. Ou assistindo um filme interessantíssimo. Ou ainda lendo um livro, fazendo amor, observando (aqueles que gostam) o seu político favorito discursar ou ainda o pastor pregando na TV ou mesmo nas Igrejas.
É isso. Hipnose é quando você está tão focado naquilo que acontece que não consegue notar, ouvir ou perceber outra coisa.
Isso é uma característica de qualquer ser humano, entrar no estado hipnótico várias vezes ao dia.
Ah! E não existe ninguém que coloque alguém em estado hipnótico se esse alguém não deseja. Vemos muitas pessoas dizerem cheias de orgulho: " Ninguém me hipnotiza". Não existe nenhuma novidade nisso pois, na realidade, ninguém hipnotiza ninguém. Toda hipnose é Auto-Hipnose. A própria pessoa é quem produz o fenômeno em si mesmo com a orientação do Terapêuta, pois não sabe fazer isso sozinha.
A Hipnose hoje em dia está em alta e é uma das ferramentas mais úteis no tratamento de vários distúrbios como: depressão, ansiedade (excelente), fobias (excelente) síndrome do pânico, stress, insônia, baixa auto-estima, melhora no rendimento dos estudos, impotência psicogênica, nervosismo, etc...
Encontramos referências sobre a hipnose desde 5000 anos antes de Cristo. Não vou me ater a comentar sobre isso pois é matéria constante de qualquer livro sobre hipnose.
Mas se diz que a hipnose começou quando Deus colocou Adão para dormir para extrair dele uma costela e dar origem a Eva.